Ensine o que você vive.

Posted: sexta-feira, 14 de maio de 2010 by Sung Ho in Marcadores: ,
0



“Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”. Mt 5:19


Aqui está o grande segredo da autoridade espiritual daqueles que ensinam a palavra de Deus a outras pessoas. O que impressionava as pessoas que ouviam as pregações de Jesus não era a sua eloqüência (garanto que Ele a tinha), mas sim a sua autoridade! Jesus pregava com autoridade, porque Ele era a encarnação da Verdade. Autoridade é isso, é deixar que a Verdade pregada primeiro faça parte da minha essência, do meu âmago.


Em simples palavras, Jesus disse que quem ensina o que vive será considerado grande no Reino de Deus. Pessoas que ensinam o que não vivem são exatamente os fariseus de hoje. O ensino deve sair recheado de mim mesmo para outras pessoas. Não posso passar algo que não tenha.


Você que ensina... em que grupo você está? Nos pequenos do Reino ou no grupo dos Grandes?


Ensinar alguém os caminhos de Deus é uma responsabilidade muito grande! Nunca se esqueça disso! Você não será cobrado apenas pela teoria, mas muito mais pela vivência e essência. Naquele dia, Deus não desejará saber se você tem dois ou três títulos de doutor, ou que saiba definir com maestria a Trindade, ou que tenha solucionado a dicotomia predestinação-livre-arbítrio... tudo isso passa com o tempo. O que permanece é o seu coração, é a essência que te moveu e serviu de impulso para você servir o Reino.


Como teólogo, claro que sou a favor do conhecimento. Porém, conhecimento sem aplicação é pura e simples divagação humana.


Uma vez escutei de um professor o seguinte: “nenhum teólogo que não tenha um púlpito para pregar poderá ser chamado como tal”. É verdade. Se nós não vivemos a verdade e não a expomos aos outros, as teorias dentro de nossas cabeças se tornam em veneno contra a alma. O pior orgulho é aquele que vem do muito conhecer.

Se quiser ensinar, viva o ensino, ou ao menos tente vivê-lo. Sem isso, você será um professor medíocre, um mercenário, um lobo na pele de um cordeiro.


Esse versículo me ensina muito!


Que esse versículo te ensine também!


Sung Ho

0 comentários: