Comentários "informais" do Salmo 103

Posted: terça-feira, 11 de maio de 2010 by Sung Ho in Marcadores: , , ,
0

1 .Salmo de Davi. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. 2 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. 3 Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades, 4 Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, 5 Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. (A nossa adoração deve vir de dentro, a partir do âmago da nossa alma. Uma verdadeira adoração é aquela que vem recheada do nosso coração. A partir do momento em que entendemos acerca de tudo o que Deus fez por nós, temos naturalmente toda a condição de bendizê-Lo. Um exercício diário de todo o adorador é se lembrar de tudo o que Ele fez de bom. Tudo o que Ele faz é bom, benefícios! A partir do momento em que trazemos a memória os grandes feitos de Deus, podemos engrandecê-Lo. Os atos benéficos de Deus indicam diretamente para a Sua essência. Por isso, para conhecer a Deus, precisamos nos atentar àquilo que Ele faz. Exemplos disso? Perdão dos pecados, cura de nossas enfermidades (todas elas e de todos os tipos), salvação, benignidade, misericórdia, prosperidade, força. Devemos sim atentar ao que Deus faz. O problema de nossa geração é que algumas vezes só olhamos para essa faceta de Deus. Não podemos esquecer nunca que os atos indicam para algo maior: a essência! Que possamos ver Seus atos e contemplar Sua essência!)

6 O SENHOR faz justiça e juízo a todos os oprimidos. (Como o nosso Deus se coloca a favor daqueles que o mundo renega à sarjeta. Ele é Aquele que é justo para com aqueles que sofrem todo o tipo de injustiça nesse mundo terrível. Felizes são aqueles que têm fome e sede de justiça, dizia Jesus, porque Deus é a justiça para eles!)! 7 Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel. (Repare como Deus se manifesta: a indivíduos, no caso de Moisés, e à massa, ou seja, o povo de Israel. Deus é um Deus pessoal, que se relaciona e que se revela às pessoas. Ainda que Ele seja eternamente maior do que todos nós, ainda assim, se aproxima daqueles que o buscam) 8 Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade. (Nosso Deus é Deus de graça!) 9 Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. 10 Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades. 11 Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. 12 Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. (Aleluia! Quando mantemos um relacionamento vivo com Deus, até o pecado é afastado de nós. Qual é a distância do ocidente com o oriente? É justamente assim que Deus se livra dos nossos pecados. Mas o importante é que Deus faz isso para aqueles que o temem) 13 Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem. (Amor de Pai. Esse amor já vinha sendo revelando ainda no Antigo Testamento). 14 Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. 15 Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. 16 Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido. 17 Mas a misericórdia do SENHOR é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos; 18 Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir (Repare no paradoxo: a nossa eterna limitação em contraste com o infinito poder de Deus: aqui está o ponto crucial. A adoração é o reconhecimento desta verdade. É saber diante de quem estamos. Quando percebemos que estamos na frente de DEUS, tudo muda: a adoração não precisa ser fingida, ela passa a ser natural, uma reação natural diante de uma graça infinda!).

19 O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo. (Nunca podemos nos esquecer de que Deus não é um amigo qualquer que temos do nosso lado. Ele é e continuará sendo DEUS, Soberano absoluto sobre todas as coisas. Nunca podemos confundir intimidade com falta de temor e respeito, como diz Habacuque, “O SENHOR está em seu santo templo, cale-se diante dele toda a terra”) 20 Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra. 21 Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais o seu beneplácito. 22 Bendizei ao SENHOR, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio; bendize, ó minha alma, ao SENHOR. (Quando entendemos esse salmo, entedemos também esse convite, afinal, diante desse Deus, é impossível que não haja adoração. Todos hão de exaltar e bendizer Àquele que é digno)

0 comentários: