Suicídio

Posted: quarta-feira, 14 de abril de 2010 by Sung Ho in Marcadores:
0

"Quando alguém tenta se suicidar e no instante do ato se arrepender mas morrer, ela ganharia a salvação?", durante o Roda Viva do MEP


Essa pergunta toca em pontos interessantes: suicídio, arrependimento e salvação. Vamos ver esses três fatores separadamente e depois em conjunto.


1. Suicídio: o dicionário defene assim: "tirar a sua própria vida", "matar-se". Considerando que o suicídio é um ato passivo de assassinato, é um pecado diante de Deus. (Êx 20:13)


2. Arrependimento (diferente de remorso): o arrependimento bíblico implica no reconhecimento do pecado e no abandono da prática pecaminosa. É condição essencial para a salvação e para uma vida reta diante de Deus. (Mc 1:14,15)


3. Salvação: Ato gracioso de Deus, que vem pela fé do crente em Cristo, mediante a obra do Espírito Santo. Deus nos salva da condenação eterna do nosso pecado, nos imputando uma condição de justiça. (Rm 5:1,2)


Se, por um acaso, alguém que esteja se matando se arrepender somente daquilo que ele está fazendo e vier a morrer, não necessariamente será salvo. Salvação só vem com o arrependimento e crença em Cristo como único e suficiente salvador.


Se isso acontecer de verdade, podemos supor que a pessoa seja salva.


As respostas sobre suicídio não podem ser algo totalmente definidos como "esse vai" ou "aquele não vai" para o inferno. Cada caso é um caso. Muitas coisas estão em jogo: o que motivou o suicídio? se a pessoa está com problemas psicológicos, se não é caso de possessão demoníaca, etc. E no final das contas, só Deus conhece o coração das pessoas para julgar se ela deva ou não ser salva. Nós apenas imaginamos o que possa acontecer... mas a resposta final é de Deus, porque a salvação vem Dele!


Dica: Suicídio é pecado. Mas é um pecado que ocorre no último momento de vida de uma pessoa... e depois da morte segue-se o juízo (Hb 9:27)... questão complicada essa hein!


Nele..


Sung Ho

0 comentários: