#5 - Honrar os pais é honrar a Deus (Êx 20:12)

Posted: quarta-feira, 18 de maio de 2011 by Sung Ho in Marcadores:
0


“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá” (Êxodo 20.12)




Engraçado que esse mandamento parece que está em desuso hoje em dia. Quando paramos para perceber que até cristãos não querem ter um vínculo de submissão aos seus pais, entendemos que o nosso tempo está cada vez mais distante dos propósitos originais de Deus.



A lógica parece clara: se não honramos os pais que vemos, tocamos e ouvimos, como honraremos o Pai-Celestial que, nas palavras de Paulo, é “invisível e real”? Honrar os pais é honrar ao Deus que nos deu a vida por intermédio deles. Não preciso nem falar que a pena para a rebeldia contra os pais era a morte no Antigo Testamento. Já pensou se aplicássemos a mesma pena hoje? Quantos de nós estaríamos vivos?



A importância desse mandamento é atestada pelo fato dele ser o primeiro com promessa: viver uma vida longa na terra. Parece estranho, mas honrar pai e mãe é a maneira de nós garantirmos uma boa velhice a eles: é a maneira de Deus proteger os idosos. A Bíblia, diferente de nós, celebra a idade: por exemplo, quanto mais idoso, mais sábio... Salomão dirá que os cabelos brancos são coroa de justiça na cabeça dos idosos. O que mais dói em meu coração é ver velhinhos desamparados pelas famílias. Isso é fruto de uma consciência coletiva que desvaloriza a experiência. Como nosso mundo está longe dos ideais de Deus!



Paulo ratifica esse mandamento em Ef 6:2, ou seja, os 10 mandamentos ainda têm muito a nos ensinar.



Você HONRA seus pais? Não estou falando de uma obediência cega e desmedida, mas sim, de um profundo respeito, amor e consideração com relação àqueles que foram os nossos progenitores.



Ame seus pais, assim, você demonstra na prática que ama a Deus!

0 comentários: