Prazer e satisfação. Salmo 1

Posted: terça-feira, 11 de janeiro de 2011 by Sung Ho in Marcadores:
0




Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!  

Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.  

É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!  

Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.  

Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.  

Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!



Satisfação e prazer! Deus gosta dessas duas palavras. Deus mesmo se deileta em Si mesmo eternamente. Deus olhou para a sua criação viu que tudo era muito bom! Deus quer que possamos nos deleitar Nele eternamente. 


Porém, o caminho desse prazer é muito diferente daquele que o mundo nos prega. Sexo, drogas, vícios... uma vida de total liberdade (ou melhor, libertinagem), a nulidade de todos os compromissos e responsabilidades, anarquia e rebeldia. São essas coisas que nos são oferecidas todos os dias. Ao ligar a televisão, ao ler anúncios, ao andar pelas ruas, ao respirar o ar dessa cidade... tudo é um convite ao prazer.


Então, que prazer é esses que Deus está nos oferecendo? Será que vale a pena largar todos os "prazeres" para encontrar o "Prazer"? Sim! O salmista nos indica um caminho: a lei do Senhor. A "torah YHWH" era o centro de toda a vida cotidiana do povo de Israel. Era, e continua sendo, a revelação de um Deus que quer que sejamos plenos de satisfação Nele. São as diretrizes eternas e um Pai gracioso que indica qual é o caminho real e concreto para vivermos uma vida cheia de prazer!


Como é bom meditar e ter um contato íntimo com a Palavra de Deus. Tenho um hábito desde os meus anos de infância. A cada bíblia que eu comprava, tinha que lê-la inteira, marcá-la, deixá-la maleável, amá-la. Não sei quantas vezes li a Palavra de Deus de capa a capa... Mas se tenho uma certeza é que todas as vezes que sento, deito para lê-la, me desconecto de tudo e entro na dimensão da graça de Deus... É como se eu tivesse diante Dele e Ele me soprasse diretamente nos meus ouvidos Suas palavras. Ler a bíblia é uma viagem mágica... É conhecer e poder se relacionar com um Deus fantástico. É poder me desnudar diante Dele e ver o meu reflexo de absoluta pecaminosidade. Como é prazeiroso ler a Bíblia! John Wesley dizia: "Dê-me esse livro, pois quero que um homem de apenas um livro!".

Não tenho dúvidas! Nosso Deus cumpre Sua palavra! Quando nos deleitamos na Palavra de Deus, nossa vida passa a ser mais firme. Passamos a construir, como nas palavra de Jesus, nossa casa sobre a rocha. A figura que o salmista nos faz lembrar é de uma árvore frondosa, com grandes raízes, plantado à beira de um riacho... que cena deslumbrante! Todos que amam a Palavra são assim: em todas as coisas prosperam.
Veja o contraste com aqueles que não conhecem o verdadeiro prazer de meditar na palavra... são como palha, levados para lá e para cá por toda a sorte de ventos, vícios, convites e seduções... Eles também serão varridos sobre a face da terra... Eles procuram o prazer no vento.... nós a achamos na Rocha!

Quando Deus nos olha (digo, para nós que tentamos viver sempre firmados em sua palavra),  Ele nos levanta o seu dedo-polegar-da-aprovação! "Muito bem! Eu também me deleito em você"... Como eu gostaria de ouvir isso da boca de Deus...

Oração: Senhor, que eu possa ser como essa árvore... bebedo da Tua Palavra e encontrando refúgio, refresco e deleite em Ti... Eu quero hoje amar mais a Tua palavra. Obrigado pela Tua revelação, pala Bíblia. Que eu possa meditá-la e encontrar o verdadeiro prazer que há em Ti. Por Cristo, Amém.



0 comentários: