#2 - Ídolos criados e um Deus criador. (Êx 20:4~6)

Posted: quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 by Sung Ho in Marcadores:
0

"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos" (Êx 20:4~6)

Sabendo que o nosso Deus é único e exclusivo, a tentativa de encontrar outros deuses é considerado uma tolice no Antigo Testamento. 

O ídolo é a representação daquilo que o homem coloca como o seu próprio deus.Aquele deus que por ter sido criado pelo homem, existe para satisfazer os seus desejos. O ídolo nunca é um criador, mas uma peça criada. Prostrar-se diante de ídolo é prostrar-se e render-se diante de uma mera criatura em detrimento do verdadeiro Criador de todas as coisas.

O maio pecado no Antigo Testamento era justamente a idolatria. A lição de que não deveriam mais se curvar diante de entidades pagãs doi aprendida às custas de muitos açoites divinos por séculos. Se um judeu hoje se recusa terminantemente a idolatrar algo, é porque seus antepassados passaram milênios apredendo essa lição.

Deus é zeloso (em algumas traduções ciumento) porque Ele não pode conceber que suas criaturas entronizem dentro de si outras coisas além Dele mesmo. Ele é o Deus Todo-Poderoso, aquele que deve realmente ser adorado. Nem se quer a tentativa de se representar esse Deus com algum elemento material é permitido, porque o SENHOR não pode ser comparado a nada mesmo. A própria comparação já é um ato de total irreverência contra a Divindade.

Deus pune a idolatria dos pais até a quarta geração. Isso não quer dizer que Deus castiga os filhos dos filhos hereditariamente. Numa época onde os casamentos eram feitos muito cedo, uma pessoa podia ver em vida até a sua quarta geração (veja o exemplo de Jó). Assim, até os da quarta geração podiam ter vínculos diretos com o pecado inicial "dos pais". Isso nos mostra que por causa do erro da cabeça da família, toda ela pode sofrer as consequencias desse pecado.

Porém, a bênção que o SENHOR promete, essa sim, é hereditária, pois vai até a milésima geração. Deus não desampara àquele e àquela família que o teme. Deus prorrogou a queda de Judá por amor a Davi, por exemplo. Será que podemos contar a milésia geração? Tal é a amplitude das bênçãos de Deus.

Idolatrar é desprezar Deus. Se a nossa vida não é de adoração ao SENHOR, só pode ser de idolatria. Podemos não adorar uma imagem esculpida ou fundida, mas nosso próprio ego pode ser um deus.

Deus não pode ser representado por nada porque simplesmente Ele é.

Que possamos queimar os ídolos que ainda persistem em habitar em nossos corações.
Que venhamos a dar uma lugar exclusivo e pleno ao Deus que é exclusivo e pleno.




0 comentários: