Memorizar as escrituras, uma prática que deve ser recuperada!

Posted: terça-feira, 28 de setembro de 2010 by Sung Ho in Marcadores:
0


Memorizar significa saber “de cor”, ou seja, de coração.

A muito se perdeu uma prática fundamental para os cristãos: memorizar as escrituras.

Antigamente, quando não havia a bíblia impressa, a tradição oral era predominante. Quando salmista fala no Salmo 1 “meditar de dia e de noite”, esse meditar tem o sentido de “murmurar”, de “falar baixo”. Talvez estejamos agora muito presos à leitura da Bíblia e não à sua declamação.

Lembro-me de uma experiência que foi muito interessante: um dia estava indo para a praia com o Simon, quando, por brincadeira até, decidimos ver se conseguíamos decorar o Salmo 23 até chegar na praia. Um foi lendo e outro foi repetindo... e o resultado é que até hoje, esse salmo está fresco em minha cabeça e coração. Sou capaz de falá-lo por inteiro até de baixo d’água!

Decorar, memorizar a Bíblia é muito importante para podermos ter dentro do nosso coração a Verdade Revelada de Deus. Assim, é mais rápido e prático a sua prática em nossas vidas.

Dizem que em tribos longínquas onde a Bíblia impressa é de difícil acesso, partes delas são decoradas pelos cristãos!

Ontem assisti a uma palestra que o Rev. Tom Wright, bispo da Igreja Anglicana, fez no Wheaton College. Ele desafiou a decorarmos, e resgatarmos essa prática, em nossas vidas quando ainda somos jovens. Ele sugeriu, por exemplo, que decorássemos Efésios, carta muito importante de Paulo aos cristãos: um versículo por dia. Dia a dia, nesse encontro com essa carta, decorando e meditando, depois de um pouco mais de três meses, teríamos Efésios completamente dentro de nossos corações. Para mim, isso é inegociável e muito precioso.

"Escondi a tua palavra no meu coração,. para eu não pecar contra ti". (Salmos 119.11).  Creio que a melhor maneira para isso seja memorizar as escrituras.

Por isso, eu comecei hoje a colocar em prática a idéia do Rev. Wright. Alguns versículos de Efésios por dia, até que eu tenha toda essa carta no meu coração. Agora, estou no ver. 6 do cap. 1. E vou chegar lá!!!

“Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Ef. 1:3).

Nele, em quem a Palavra se torna vida,

Sung Ho

0 comentários: