"Não tomarás o nome do Senhor Teu Deus em vão". (Êx 20:7)
Nome... todos tem.
Nome... todos te chamam por essa palavra.
Conhecer alguém significa saber o seu nome, por que não há algo mais seu do que a palavra pela qual até depois da morte você será lembrado. Imagine então como é precioso o nome de Deus. Da mesma forma que Ele não tem fim, o seu nome brilha para todo o sempre.
Nome, na concepção bíblica está muito relacionado com a própria identidade da pessoa. Abraão era realmente o pai de muitas nações. Jacó foi um usurpador. Jesus significa "O Senhor Salva", quer mais do que isso?
Não tomar o nome de Deus em vão vai muito além de não podermos mencionar o seu nome de maneira tola do tipo: "meu Deus!", ou "juro por Deus". O terceiro mandamento nos ensina que Deus não é qualquer um. Y
HWH, como os judeus gostam de dirigir-se a Ele, é um Deus que deve ser temido e seu nome é preciosíssimo.
O quanto Deus vale na sua vida? Talvez essa seja uma questão fundamental para você levá-lO a sério ou não. Não tomar Seu nome em vão é leva-lO a sério até as últimas consequências!
Os judeus nem sequer pronunciam o nome de Deus com medo de incorrer nesse mandamento. Dizem que os copistas do Antigo Testamento tinham que tomar um banho cerimonial antes de escrever o nome de Deus em seus escritos. Exageros a parte, como você lida com o nome, com a pessoa de Deus?
Nós colocamos a palavra "
Deus" em tudo como se essa palavra por si só tivesse um poder mágico-místico de resolver todas as coisas. Achamos que quando dizemos o Seu nome, Deus tem compromisso de garantir e cumprir todos os nossos caprichos. Se você pensa assim,
poor you!
Entre esses extremos, prefiro chamá-lO pelo nome sim!... Não como uma fórmula mágica, mas como uma invocação humilde de quem sabe que sem Ele nada se pode fazer.
Para mim, o nome de Deus é mais precioso do que a minha vida... do que tudo mesmo.
Como um bom judeu reza:
Baruch atah hashem adonai! (Bendito seja o nome do Senhor!)
Sung Ho